Compositora, cantora, percussionista e produtora musical, Alessandra Leão tem nove discos lançados.

Alessandra Leão

Foi indicada ao Grammy Latino, ao Prêmio da Música Brasileira e ao WME; e recebeu o Prêmio Grão de Música, pelo conjunto da sua obra. 



Começou na música como uma das integrantes/fundadoras da banda Comadre Fulorzinha, ao lado de musicistas como Karina Buhr e Isaar, no final da década de 1990, em meio a efervescência do movimento Mangue Beat.



Em 2006, iniciou sua carreira solo com CD "Brinquedo de Tambor", em 2009, lançou o CD "Dois Cordões" e mais recentemente “Macumbas e Catimbós”, indicado ao Grammy Latino 2019. Faz parte de sua discografia a trilogia de EPs "Língua": composta pelos EPs “Pedra de Sal” (2014), “Aço” (2015) e “Língua” (2015) e os projetos: “Folia de Santo” (2008) e “Guerreiras - Trilha Sonora Original” (2010). E lançou recentemente seu 9° disco: ACESA, aprovado pelo Programa Rumos, do Itaú Cultural.

Em 25 anos de carreira, Alessandra Leão atuou ao lado de importantes músicos e compôs com parceiros como Chico César, Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Juliano Holanda, Caçapa, Lívia Mattos, Siba, Arthur de Faria e Dani Nega. Já se apresentou no Brasil e em países da Europa, América Latina e América do Norte. Ministra aulas de voz e de ilu (tambor usado nos terreiros de Xangô e Jurema em Pernambuco) e é curimbeira da Casa de Umbanda Pai João da Ronda - Terreiro Recanto Quiguiriçá.

Projetos: