Mestre Nico e a Manipueira
Com as influências do Coco de Roda, Coco Rural e Maracatu Rural, o músico e perfomer pernambucano, Mestre Nico, consegue incorporar nesse trabalho a força das percussões ao modo visceral e sutil de cantar e e construir as melodias e versos. Desde o início do show, o público recebe um convite a se movimentar.
A Manipueira é o caldo venenoso que sai da macaxeira quando prensada. A macaxeira é raiz que cresce debaixo do solo, alimento de força. Mestre Nico e o balanço da Manipueira traz tudo isso: o suingue envenenado e a força da raiz!
No repertório, estão músicas autorais misturadas a tradicionais da região metropolitana de Recife e da zona da mata norte pernambucana, aprendidas por Mestre Nico ao longo de sua experiência como brincante da cultura popular.
Manipueira é Thalita Gava dançarina, artista, educadora, brincante da Cultura Popular; Rafa Ella Nepomuceno música, artista, educadora, fundadora da banda Coco de Oyá e do Bloco Axé Coco, integrante das bandas Untza Fanfarra e Dj Tudo, e brincante da Cultura Popular; e Junior Kaboclo, musico, integrante da Banda de Pífanos de Caruaru e da Orquestra Capibaribe de frevo, e brincante da Cultura Popular.
Mestre Nico - Bio
Mestre Nico é cantor, percussionista, compositor, ator, aderecista, artesão e performer nascido no Recife (PE). Iniciou seu contato com a música e a dança como brincante de cultura popular ainda criança, logo tornando-se percussionista, aderecista, artesão e mestre caboclo do Maracatu Rural Cruzeiro do Forte. Integra atualmente, como compositor, cantor e percussionista, a banda Batucada Tamarindo. Também acompanha regularmente (como vocalista e percussionista) o cantor e compositor Siba; integra a banda A Fuloresta; foi membro da banda Chão e Chinelo; é um dos fundadores do bloco carnavalesco Lapa de Urso, que desfila tradicionalmente no domingo de Páscoa, e do trio Terno Quente (junto a ex-integrantes da banda Mestre Ambrósio). Colaborou, em mais de 25 anos de carreira, em discos e shows, com músicos como Mestre Anderson Miguel, Alessandra Leão, Karina Buhr, Isaar, Renata Rosa, Cátia de França, Caçapa, Beto Villares, Junior Barreto, Dj Tudo, SaGrama, Maestro Ademir Araújo, João Limoeiro, Mestre João Paulo e o Maracatu Rural Cambinda Dourada de Camaragibe.